quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CARTA SOBRE A PRESENÇA FRANCISCANA EM BOA VISTA - RORAIMA

Porto Alegre, 29 de setembro de 2010.

Estimados Irmãos e estimadas Irmãs.

Paz e bem!

Escrevo aos confrades da CFMB (Franciscanos Menores do Brasil) e aos Irmãos e às Irmãs, leigos e leigas, das nossas presenças evangelizadoras. Todos nós somos ‘franciscanos e franciscanas’. Quero partilhar alguns elementos da minha visita a Boa Vista, Roraima, inícios de setembro, pp.

Em Roraima há uma só Diocese. O Bispo atual é Dom Roque Paloschi. O Estado conta com 450.000ha. O povo de Roraima não tem uma identidade cultural definida. Isto porque é oriundo de vários Estados da Federação, principalmente do Maranhão e do nordeste brasileiro, mas também há pessoas do Centro do país e mesmo do Sul. Os Freis do Brasil assumiram uma Missão em Roraima, que fica no extremo Norte do país, desde 1993. Ali há muita carência de missionários e de missionárias. Hoje, ali trabalham, na Diocese, missionários de 16 países.

A casa dos Frades é ponto de referência na Missão. É lugar tranqüilo, com grande variedade de árvores frutíferas; há lugar ao redor da casa, espaço para criação de galinhas e uma cabra. Está localizada na periferia de Boa Vista. É lugar de retiros, por ser lugar lindo e de muita sombra, e também por não haver ainda espaços construídos para maiores encontros. Nossos 03 Freis missionários levam vida simples, pobre..., franciscana. Têm bons tempos de convivência, de oração e de organização do serviço evangelizador. Não têm cozinheira e fazem todos os serviços da casa. Os Freis missionários mantêm boa relação com a Diocese e demais missionários. Na Diocese não há paróquias, mas áreas missionárias. Os missionários da CFMB atendem 19 comunidades. Sentem a urgência de organizar outras 5 ou mais, nas direções para onde a cidade está crescendo. Ali é preciso comprar o terreno e depois construir para a vida da comunidade (salãozinho, salas de encontro de formação e lugar de oração – Capela). Os Freis investem muito na formação de lideranças. Há muitas crianças e jovens. É um povo alegre, vivaz e disposto. Os missionários da CFMB dizem: “Aqui alimentamos e vivemos nossa utopia franciscana e evangelizadora”. Estão bem e felizes.

Como os 03 Freis e a Ação missionária são sustentados?

1. Com o seu trabalho, recebem pagamento da Diocese. Dom Roque ajuda, no valor que lhe é possível, cada missionário ou missionária.

2. Nós Freis, das Onze Entidades, contribuímos com o que vier a faltar para a vida dos Freis.

3. A Ação missionária (compra de terrenos para Comunidade, construção de Capelas, de salas de formação e salão para os encontros maiores das comunidades) é sustentada por várias fontes de ajuda: pela Diocese, pelas próprias Comunidades que se entre ajudam, e por nós, leigos e leigas das nossas presenças evangelizadoras, em todo o Brasil, através de Coletas e ajudas espontâneas. No ano de 2009, nossa Coleta somou R$ 56.000,00. Essa quantia já está sendo usada pelos Freis, para a Ação missionária. Nós sabemos que isso não é muito. Por isso precisamos continuar a ajudar nossos irmãos e nossas irmãs na fé, de Boa Vista, a construir o Reino de Deus, na Igreja de Roraima. Só na Área onde nossos Freis missionários trabalham moram ao redor de 150.000 pessoas. A carência é grande. Cerca da metade da população de Roraima é de igrejas pentecostais. Na minha visita aos Freis, entre os dias 03 a 07 de setembro, combinamos que eles prestarão contas dos investimentos de nossas Coletas. Isso chegará a nós, através dos Freis. Além disso, os Freis missionários vão, periodicamente, escrever do que ali acontece para irmos acompanhando nossa missão. Essas correspondências chegarão a nós através dos Boletins das Províncias, Custódias e Fundações, e das Paróquias e presenças evangelizadoras.

Os Freis responsáveis pelo nosso Serviço missionário ainda irão encaminhar nova ajuda missionária para a nossa Missão em Roraima. Penso que posso, em nome daquele povo de Boa Vista, agradecer pela ajuda que já receberam, bem como pedir as bênçãos de Deus pelas futuras ajudas. Que Deus os recompense!

Irmãos e Irmãs, creio que essas poucas linhas oferecem uma imagem da nossa Missão no Norte do Brasil. Creio que, de ora em diante, precisamos manter nossa correspondência aberta. Contamos com notícias de nossos Missionários. Hoje, em nome de todos nós e com nosso apoio, prece e sustento, ali trabalham os Freis Armando Mariani, Pedro Geremias Bruxel e Inácio Dellazari.

Que Deus continue abençoando nossa Missão e nossos missionários. E que não faltem Missionários para a Messe do Senhor. Rezemos, pois!

Em Cristo e Francisco, seu irmão,

Frei João Inácio Müller, OFM,

Presidente da CFMB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário