quinta-feira, 22 de abril de 2010

CARTA DE SOLIDARIEDADE AO PAPA BENTO XVI

No dia em que se comemoram os cinco anos de pontificado do papa Bento XVI, publicamos a carta da Conferência da Família Franciscana, a respeito dos atuais escândalos de pedofilia na Igreja Católica.

Roma, 11 de abril de 2010.

Santidade, o Senhor lhe dê a paz!

Com esta saudação, revelado pelo Altíssimo, nós Ministros, em nome da grande Família Franciscana, lhe desejamos que o Senhor Ressuscitado lhe faça dom da sua paz neste momento tão difícil para a Igreja e para o senhor, a quem o Ressuscitado confiou a tarefa de “confirmar os irmãos na fé”.

Com esta saudação pascal, Santidade, lhe exprimimos toda a nossa simpatia, a nossa comunhão e solidariedade perante os ataques provenientes da Mídia de meio mundo, rostos a difamar a Sua Pessoa por causa dos delitos de pedofilia cometidos por alguns membros da Igreja. Sim, se trata de delitos atrozes, mas não é justa esta mania de generalizar, por que termina por atingir a grande maioria dos sacerdotes e religiosos que vivem para obedecer o mandado fundamental de anunciar a “boa notícia” e fazem exclusivamente o bem do Povo de Deus.

Exprimindo-lhe a nossa solidariedade, desejamos, Santidade, manifestar-lhe publicamente também o nosso reconhecimento pela discrição, a clareza, a firmeza e a compaixão pelas vítimas das perseguições, no afrontar as várias situações dolorosas que foram verificadas nas várias partes do mundo e que ameaçam velar tanto bem que se realiza hoje na comunidade eclesial.

A sua postura nos é de conforto e de encorajamento para responder com coragem e, ao mesmo tempo, com misericórdia, em casos iguais no interior da nossa Família.

Obrigado, Santidade, pelo testemunho de fé, de serenidade, de profundo e silencioso sofrimento com que afronta a tempestade que se está batendo sobre a “barca” de Pedro.

Na esperança que lhe seja de conforto, lhe asseguramos a nossa constante e calorosa oração ao Pai das misericórdias, a fim que “os dias da paixão” passem depressa e resplenda o mais rápido a luz da ressurreição no meio das tristezas e dos aspectos negativos do atual caminho da Igreja, na certeza da promessa do Ressuscitado: “eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

De seus filhos, em Cristo e em São Francisco,

Fr. José Rodríguez Carballo - Ministro Geral OFM

Fr. Marco Tasca - Ministro Geral OFMConv.

Fr. Mauro Jöhri - Ministro Geral OFMCap.

Fr. Michael Higgins - Ministro Geral TOR

Encarnación del Pozo - Ministra Geral OFS

Fr. James Puglisi - Ministro Geral “Atonement”


Fonte: http://www.franciscanossantacruz.org.br/ acesso em 22 de abril de 2010 - Tradução Frei Oton Júnior, OFM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário