sexta-feira, 16 de abril de 2010

A PRESENÇA FRANCISCANA NA AMAZÔNIA

A Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia comemorou em 2007, 100 anos da presença franciscana na Diocese de Santarém, onde está a sede desta Província. Os primeiros missionários franciscanos chegaram à Amazônia brasileira em 1617. Retornaram depois da expulsão do Marquês de Pombal. E Mantém uma presença ininterrupta desde 1907.

Em 21 de setembro de 1903, o Papa Pio X criou a Prelazia de Santarém, tendo como prelado o padre Frederico Benício de Souza Costa, que enfrentou muitas dificuldades na região sugeriu ao Papa que entregasse a Prelazia a uma Ordem religiosa. O Papa Pio X, acolhendo o pedido do então prelado, decidiu entregar a Prelazia de Santarém aos cuidados dos frades menores. Foi assim que, em 03 de agosto de 1907, chegavam a Santarém os frades: Frei Armando Balhmann, novo Prelado de Santarém, acompanhado de Frei Capistrano Niggemeyer e do Irmão Frei Camilo Lauer. Em 1909, a Província de Santo Antônio assumiu a responsabilidade de manter frades na Prelazia, marcando assim a segunda etapa da presença franciscana na Amazônia.

Em 1943, quatro frades norte-americanos da Província do Sagrado Coração de Jesus, com sede em St. Louis, reforçaram esta presença. Em 1958, a Custódia do Sagrado Coração assumiu a Prelazia de Santarém, hoje diocese. Os frades da Província de Santo Antônio seguiram para a prelazia de Óbidos. Em 1990, os frades presentes na Amazônia quiseram unir-se em uma fraternidade, juntando-se a alemães, norte-americanos e brasileiros, criando a Custódia São Benedito da Amazônia.
Hoje, a Custódia é composta por 40 frades de profissão solene, 4 de profissão temporária, 4 noviços e 8 postulantes. As fraternidades estão espalhadas na imensa Amazônia, do extremo Oeste – Boa Vista (RR) ao extremo Leste - Belém (PA), estão assim distribuídas: Boa Vista ; Itaituba; Jacareacanga e Missão; Monte Alegre; Óbidos; Santarém: Cúria Custodial – Postulantado; Noviciado; Manaus – Filosofia/Teologia; Frades em Estudos fora da Custódia – Petrópolis, Salvador, Roma, Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário