quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRESENÇA FRANCISCANA NO MARROCOS

A presença franciscana no Marrocos funde suas raízes no coração e desejo de São Francisco que quis ir ao Marrocos na primeira missão dos irmãos enviados a ser testemunhos da Paz e do Bem do bom Deus Pai. Se Santa Maria dos Anjos em Assis é o lugar de nosso nascimento como Ordem, Marrocos é o lugar de nosso batismo como o testemunho dos protomártires da Ordem.

Desde então, a presença franciscana no Marrocos tem sido praticamente contínua. Ao longo dos séculos, os frades acompanharam e assistiram a mercadores, mercenários e cristãos, pondo-se, segundo suas possibilidades, ao serviço da população. Em 1630, a Santa Sé ergueu a Primeira Prefeitura apostólica do Marrocos confiada à Ordem dos Frades Menores, nomeando como Prefeito apostólico o Beato João do Prado. A figura do Pe. Lerchundi, ao final do século XIX, é particularmente significativa.

Em princípios do século XX, as circunstâncias políticas ocasionaram a chegada de novos frades espanhóis e franceses para a assistência espiritual das famílias cristãs, sem esquecer, como seus predecessores, o serviço aos mais necessitados. Entre estes irmãos podemos destacar a figura de Fr. Charles-André Poissonnier, que morreu de tifo.

A presença franciscana estruturada em distintas Custódias e fundações dependentes de três províncias Européias (Santiago e Granada, da Espanha, Três Companheiros, da França) deu origem em 1991 à Federação Franciscana no Marrocos.

Com a entrada do terceiro milênio, a presença dos frades se internacionaliza como resposta à chamada do Ministro Geral sempre preocupado pelo futuro da presença da ordem no Marrocos.

Nos dias 22, 23 e 24 de março de 2010, os Irmãos Menores presentes no Marrocos tiveram seu último Capítulo de Federação e primeiro da nova Custódia, pois no dia 22 de março de 2010, o Ministro Geral ergueu a nova Custódia dos Santos Protomártires da Ordem no Marrocos, dependente do Ministro Geral, nomeando a Fr. Robert Mokry como primeiro custódio.

A presença franciscana no Marrocos está composta por 20 irmãos, de 12 nacionalidades distintas, divididos em 06 fraternidades que servem às pequenas comunidades cristãs do Marrocos nas dioceses de Tânger e Rabat, prestando especial atenção aos mais pobres através da promoção social e cultural da gente do lugar.

Fonte:http://www.franciscanos.org.br/v3/missoes/noticias/reportagensespeciais/2010/marrocos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário