quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CFMB: ECÔNOMOS SE REÚNEM EM BELO HORIZONTE

Teve início na manhã desta terça-feira, 3 de agosto, no convento são Francisco das Chagas, em Belo Horizonte, MG, o encontro de ecônomos da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB).

Participam seis freis frades responsáveis pela dimensão econômico-administrativa de suas respectivas entidades. O encontro está sendo coordenado pelo Ministro Provincial da Província Santa Cruz, Frei Francisco Carvalho Neto, indicado para o acompanhamento da dimensão econômica da Conferência.

O tema inspirador é “Por uma política econômica Franciscana”. Dentre os assuntos que serão tratados está a implementação da legislação civil em entidades religiosas e filantrópicas. Os frades contarão com a assessoria do Dr. Helton José Figueiredo (contador), Sr. Carvalho (advogado tributarista) e Luana (assistente Social), que prestam serviços à Província Santa Cruz.

Na pauta do encontro consta o Estatuto Social, a filantropia, a cisão entre entidade civil e religiosa, patrimônio, balanços e auditorias, a fiscalização virtual e sistema. Na manhã da quinta-feira, dia 5 de agosto, serão analisadas as Ratio Oeconomicas de duas províncias, Santa Cruz e Imaculada Conceição (as únicas que apresentaram seus documentos) – serão discutidos também o papel do ecônomo da fraternidade, a partilha de bens e solidariedade para finalmente se chegar a possíveis parcerias de projetos entre as entidades.

Participam deste encontro:

Frei Leocir Carraro – Custódia das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MS)
Frei José Valdir Heinen – Província São Francisco de Assis (RS)
Frei Flávio Loreto – Província Santíssimo Nome de Jesus (GO)
Frei Mario Tagliari – Província da Imaculada Conceição do Brasil (SP)
Frei José Robério – Província Santo Antônio (PE)
Frei Alexandro Rufino – Província Santa Cruz (MG)
Frei Francisco Carvalho Neto – Província Santa Cruz (Ministro Provincial)


Por Frei Oton Júnior, ofm

Nenhum comentário:

Postar um comentário